Notícias

Venezuela pode ser rebaixada a membro não pleno do Mercosul

Valor Economico (Assinatura)  – ‎há 21 horas‎
SÃO PAULO – O ministro das Relações Exteriores, José Serra, disse que a Venezuela pode ser rebaixada à categoria de membro não pleno do Mercosulpor não haver incorporado o acervo normativo do bloco sul-americano. O chanceler fez as declarações …

Venezuela diz em carta a países que assumirá presidência do …

Globo.com  – ‎30 de jul de 2016‎
A Venezuela informou aos demais países do Mercosul que assumirá a presidência rotativa da organização regional, após a conclusão do mandato do Uruguai. O anúncio foi feito em uma carta enviada por seu Ministério das Relações Exteriores, divulgada …

Parlamento Juvenil do Mercosul recebe inscrições de estudantes

Portal Brasil  – ‎30 de jul de 2016‎
Os estudantes do ensino médio brasileiro interessados em contribuir com a educação nos países do Mercosul têm prazo até 5 de setembro para se candidatar ao Parlamento Juvenil do Mercosul (PJM) pelos próximos dois anos. O edital com os detalhes da …

Chanceleres de EUA e Argentina discutem crise no Mercosul

Jornal O Globo  – ‎4 de ago de 2016‎
BUENOS AIRES – A crise do Mercosul foi discutida nesta quinta-feira em encontro entre o secretário de Estado americano, John Kerry, e a chanceler argentina, Susana Malcorra, em Buenos Aires. Após a reunião, ambos disseram estar “profundamente …

Macri, Cartes e Temer vão analisar situação da Venezuela no …

R7  – ‎6 de ago de 2016‎
Fontes do governo brasileiro informaram nesta sexta-feira (5) que os governantes da Argentina, do Brasil e do Paraguai mantiveram uma reunião para estudar a situação da Venezuela ante a falta de consenso sobre a presidência do Mercosul. De acordo …

Aloysio Nunes diz que Venezuela não tem condições de presidir o …

Portal de Notícias do Senado Federal  – ‎5 de ago de 2016‎
O mandato do Uruguai no comando do Mercosul expirou em julho e, pela regra da rotatividade de comando do bloco, agora seria a vez da Venezuela assumir a presidência. Em comunicado, o presidente da Comissão de Relações Exteriores e Defesa …

Mercosul desiste de criar uma presidência conjunta

Jornal Extra  – ‎5 de ago de 2016‎
O motivo é que esse tipo de decisão depende do aval de todos os membros do Mercosul, inclusive os venezuelanos, que decidiram não enviar representante para o encontro. Agora, os técnicos vão tentar encontrar alternativas para evitar a paralisação total …

Brasil e Argentina reforçam parceria para elevar exportações e …

Olhar Direto  – ‎6 de ago de 2016‎
Brasil e Argentina reforçaram parceria. Os dois países concluíram que devem se unir para liderar o Mercosul e ampliar o espaço comercial no mundo, bem como entre si. O Brasil tem como meta atingir 10% do mercado internacional em cinco anos.

Brasil e Argentina devem se unir para liderar o agro no Mercosul

InfoMoney  – ‎5 de ago de 2016‎
Durante encontro com Ricardo Buryaile, o ministro de Agroindústria da Argentina, Blairo Maggi, líder da pasta da Agricultura brasileira, disse que os dois países devem se unir para liderar o Mercosul e ampliar o espaço comercial no mundo. Na ocasião

Celso Amorim diz que Venezuela tem direito a presidir o Mercosul

Brasil 247  – ‎4 de ago de 2016‎
Era do Itamar Franco”, ironizou o ex-chanceler Celso Amorim, sobre a decisão articulada pelo interino José Serra, em conjunto com Paraguai e Argentina, de sabotar o Mercosul; esta “tríplice aliança” se reúne hoje para evitar que o Mercosul continue …

Venezuela peita Temer e assume chefia do Mercosul

Brasil 247  – ‎30 de jul de 2016‎
247 – Em carta enviada às chancelarias dos países do Mercosul, a Venezuela, de Nicolás Maduro, comunicou que está assumindo a presidência doMercosul, a despeito da oposição de Brasil e Paraguai – dois países que viveram rupturas democráticas, …

Maduro desafia sócios do Mercosul e afirma que Venezuela …

IstoÉ Dinheiro  – ‎3 de ago de 2016‎
O presidente Nicolás Maduro desafiou nesta quarta-feira os países membros do Mercosul ao afirmar que seu país exercerá “plenamente” a presidência do bloco, no momento em que o Paraguai anuncia uma reunião do grupo em Montevidéu, sem a …

CNA defende novos acordos bilaterais e reformulação do Mercosul

Diário do Comércio  – ‎5 de ago de 2016‎
Brasília -“É preciso promover maior acesso a mercados internacionais dos produtos da agropecuária por meio da celebração de novos acordos comerciais, com redução de barreiras não tarifárias e reformulação do Mercosul”, afirmou o presidente da …

Uruguai defende legalidade e impede quebra das regras do Mercosul

Brasil 247  – ‎5 de ago de 2016‎
247 – Chanceleres se reuniram nesta quinta-feira 4 em Montevidéu para tentar resolver o impasse da presidência do Mercosul, que deveria estar com a Venezuela, mas Brasil, Argentina e Paraguai são contra, alegando que o país descumpriu o acervo …

Venezuela diz que preside Mercosul e denuncia “aliança tríplice …

R7  – ‎3 de ago de 2016‎
A Venezuela afirmou nesta terça-feira (3) que está no exercício pleno da presidência ‘pro tempore’ do Mercosul, apesar de Brasil, Argentina e Paraguai insistirem que o comando do bloco está vago até que os venezuelanos cumpram com vários requisitos.

Programa do Mercosul recruta estudantes do ensino médio

Universia Brasil  – ‎1 de ago de 2016‎
Os escolhidos para representar o Brasil serão desafiados a criar um documento com o tema O Ensino Médio que Queremos, que deverá ser elaborado com os participantes dos outros países-membros do Mercosul, Argentina, Uruguai e Paraguai, e das …

Brasil rechaça presidência da Venezuela no Mercosul

Brasileiros  – ‎2 de ago de 2016‎
Em uma carta enviada a membros do Mercosul, José Serra, ministro interino das Relações Exteriores, deixou claro que o Brasil não reconhece a Venezuela como presidente do bloco: “O governo brasileiro entende que se encontra vaga a presidência do …

Parlamento Juvenil no Mercosul recebe inscrições de estudantes …

Conexão Tocantins  – ‎5 de ago de 2016‎
Com o intuito de promover um protagonismo juvenil que contribua para a integração regional dos jovens parlamentares, estão abertas até o dia 5 de setembro as inscrições para o Parlamento Juvenil no Mercosul. Os interessados devem elaborar propostas …

A ameaça autoritária que paira no Mercosul

Vermelho  – ‎5 de ago de 2016‎
A tentativa de impedimento da posse da Venezuela na presidência pro tempore do Mercosul é um golpe à democracia do Mercosul, porque significa a ruptura das regras previstas nos instrumentos jurídicos e legais do bloco. É um golpe à democracia …